quinta-feira, 15 de setembro de 2011

À Procura da Felicidade



Certa vez uma pessoa, desolada com alguns percalços de sua vida, me disse:
- Eu só quero ser feliz.
Ahhhhhh... Como ele é modesto.... Só quer isso!!!!!
E quem não quer?
Felicidade... Como definí-la, como alcançá-la e, alcançando, como mantê-la.
Li em outro lugar que a “felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes”.
 Na verdade, o conceito de felicidade nasceu na Grécia Antiga: para Tales era feliz quem tem corpo são e forte, boa sorte e alma bem formada. Para Demócrito a felicidade era a medida do prazer e a proporção da vida (evitando-se os excessos). Já para Aristipo somente o prazer é bem, porque é algo desejado por si mesmo. A Felicidade seria a soma de todos os prazeres particulares (passados e futuros).
 Isso sem falar em Platão e Aristóteles, senão a coisa fica mais enredada.
Não se pode resumir a felicidade a uma realização profissional, como tenta retratar Gabriele Muccino no filme “À Procura da Felicidade”, estrelado por Will Smith (http://www.interfilmes.com/filme_16308_A.Procura.da.Felicidade-(The.Pursuit.of.Happyness).html). Essa nada mais é do que uma das muitas facetas da dita cuja.
É complicado. Somos seres espirituais/imateriais e, ao mesmo tempo carnais/materiais, com necessidades espirituais e, pari passu, carnais/materiais. Assim, para sermos felizes, precisamos alcançar a plenitude, satisfação e equilíbio nestas duas esferas.
 Aí é que tá o problema!
Mas não vamos intrincar ainda mais as coisas, afinal, já simplicava Moraes Moreira: “Felicidade é uma cidade pequenina é uma casinha é uma colina qualquer lugar que se ilumina quando a gente quer amar”. http://letras.terra.com.br/moraes-moreira/47520/
 É, a poesia torna as coisas mais fáceis, ou mais difíceis; depende do ponto de vista.
 E aí, você é feliz?
 Se é, meus parabéns! Se não, trago aqui algumas receitas que podem te ajudar a chegar lá: Salmos 1:1-3; 28:7; 37; 128:1-2; Mateus 6: 31-33; 11:28-29; João 14:27; lembrando que no livro de receitas de onde estas saíram tem muito mais.
 Porém, se mesmo seguindo estas fórmulas te encontrares envolto em momentos de infelicidade, não esquenta, isso é normal. Afinal, felicidade plena, só no porvir (Apocalipse 21).
 No mais, III João 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário